03 junho, 2013

MATÉRIA - DIFERENÇAS ENTRE PAÍSES ASIÁTICOS: Parte 1 – Culinária (China e Japão)

Bom minna-san, não postei muito nos últimos dias por que estava bem ocupado. Bom, eu até faria um vídeo pra vocês pro Aniversário do Blog, mas eu sou muito feio, e tenho muito mais vergonha do que qualquer ser na Terra. Então vamos ao que interessa... hoje falarei sobre algo muito gostoso: a diferença entre comidas Japonesas e Chinesas. Agora vai me dizer que você achou que algo que era da China, mas na verdade, era do Japão? Essa vai ser a primeira matéria de uma série especial de diferenças entre os “tão semelhantes países asiáticos”.

Tofu, um prato chinês
A gente sabe que é realmente difícil distinguir uma da outra, quase sempre a confusão é certa. Pensando nisso, preparamos um texto bem bacana pra te ajudar. Afinal, nada melhor que aliar a boa gastronomia à cultura dos japoneses e chineses – símbolos de uma sabedoria milenar.
Nunca comi, mas fiquei com vontade :v (Tempurá)
Primeiro é preciso dizer que, apesar da proximidade geográfica, os países possuem grandes diferenças culturais. E a culinária é uma delas. A chinesa, por exemplo, tem nos carboidratos sua fonte principal de nutrientes. Não é à toa que o macarrão nasceu na China. As carnes de porco, frango e frutos do mar também são presentes nos pratos chineses, sempre muito condimentados. As carnes são fritas e assadas e chamam a atenção pela aparência: sempre muito coloridos, com legumes variados como acompanhamento, e preparados com shoyu e temperos, os pratos culminam em uma culinária forte e marcante. Nos doces, as frutas carameladas e o Biscoito da Sorte são alguns dos itens mais populares.
Já a mesa japonesa leva muito peixe e frutos do mar – afinal o Japão é uma ilha, e o arroz não pode faltar, sendo o prato principal de quase todas as refeições. O grão utilizado é de uma variedade diferente da conhecida no Ocidente, o que acaba formando aquele arroz mais ‘”grudadinho”, e com um sabor característico. Também são muito consumidas as verduras e legumes, e os pratos geralmente são crus ou cozidos.

DIFERENÇAS
Para entender um pouco mais as diferenças, listamos alguns pratos mais comuns, com indicação de suas origens. Assim, você pode conhecer quem é quem na culinária dos dois países, por vezes exótica e ao mesmo tempo fascinante.


É DA CHINA – A China, geralmente, tem pratos coloridos e fritos, sendo muito menos saudáveis que os pratos japoneses. Sua pirâmide alimentícia se baseia nos carboidratos, afinal, o Macarrão é uma boa prova disso, já que foi inventado lá.
Alguns pratos chineses:
Chop Suey: significa, literalmente, “pedaços misturados”. Feito com carne e legumes, é servido com algum acompanhamento, como o arroz.
Frango Xadrez: feito com cubos de frango, legumes, amendoim e temperos.
*---* Esse Frango Xadrez parece delicioso :3
Tofu: conhecido no Brasil como “queijo de soja”, é um alimento de origem chinesa, mas comum também na culinária japonesa. Pode ser comido puro, cru ou cozido, ou ainda acompanhar outros pratos, como as sopas.

É DO JAPÃO – Ao contrário da China, os pratos japoneses são bem saudáveis. Eles procuram comer coisas cozidas, em grande parte com ausência de gordura. Sua base alimentar vem de produtos oceânicos, já que o país nipônico é um arquipélago; e também do arroz, o vegetal mais cultivado do país.
Sashimi sendo, como sempre, um prato que me
faz vomitar arco-íris de tão bonito e gostoso :3
Sashimi: um dos pratos japoneses mais famosos é o conhecido “peixe cru”. Consiste em fatias finas de peixe ou frutos do mar, servidos com acompanhamentos como shoyu, gengibre e wasabi (pasta de sabor picante).
Sukiyaki: feito com carnes, ovo, vegetais e macarrão, cozidos em um molho especial.
Tempurá: feito com vegetais ou frutos do mar fritos com uma camada de massa, foi introduzido no Japão por influência portuguesa.

Bom, essa foi a primeira parte de um conjunto de matérias que vai nos ajudar (hehe) a diferenciar os países asiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente se não vou escrever seu nome no meu Death note rsrsss...